O Excel é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais importantes para praticamente todo o tipo de carreira. Afinal, quando se fala na criação e gestão de relatórios, análises, planilhas, controle e etc, por muitas vezes, é ela que nos vem à mente em primeiro lugar. Portanto, seja em maior ou menor escala – dependendo da atividade – é vital saber como usar esse software da maneira mais eficiente possível.
No entanto, mesmo que você tenha um bom conhecimento nessa ferramenta, existem algumas formas de tornar o seu trabalho ainda mais ágil. Então, pensando nisso, a Tecnun reuniu aqui neste post 10 atalhos que vão aumentar a sua produtividade no Excel! Se interessou e quer saber mais? É só continuar a leitura e descobrir!
Atalhos no Excel
Atalho que insere a data atual:
Precisando adicionar sua data atual em alguma planilha? O Excel te permite fazer isso rapidamente com apenas duas teclas:Ctrl + ;
Navegando entre planilhas:
Você ainda navega entre suas planilhas com o cursos do mouse? Pare agora com isso! Portanto, basta pressionar Ctrl + PgUp para ir à esquerda e Ctrl + PgDn para ir à direita.
Selecionando a planilha toda de uma só vez:
Você não precisa usar o mouse para selecionar toda a sua planilha, sabia? Basta pressionar Ctrl + T que você consegue sinalizar para o Excel que quer selecionar toda ela! Então, essa é uma dica muito boa para quem trabalha com planilhas muito grandes.
Indo às extremidades da planilha:
Às vezes você precisa chegar até a última linha de uma planilha enorme? Como você faz? Não vai me dizer que vai descendo cédula por cédula até o final ou desce com o cursor, né? É muito mais fácil com atalhos! Sendo assim, basta pressionar o Ctrl + a seta com a direção para onde quer ir (cima, baixo, direita ou esquerda).
Selecionando informações de uma só vez:
Se o seu desejo for selecionar tudo que há em uma linha/coluna da planilha ao mesmo tempo, é muito simples! Para isso, basta selecionar a cédula e pressionar Ctrl + Shift + a seta com a direção para onde quer ir(cima, baixo, direita ou esquerda).
Selecionando uma coluna inteira:
Quer selecionar toda a coluna de uma só vez? Então é fácil: é só selecionar a coluna, pressionar Ctrl + Espaço e pronto!
Selecionando uma linha inteira:
Mas, se o seu desejo for selecionar uma linha inteira, também é super fácil! Selecione a linha, pressione Shift + Espaço e voilá!
Quebra de linha SEO
Adicionando filtros à uma base de dados:
Sabe quando você tem uma base de dados e precisa apenas de algumas informações de cada vez? Então, ao invés de gastar tempo procurando os filtros, pressione Ctrl + Shift + L para fazer essa adição de forma muito mais ágil!
Formatando como tabela:
Formatar uma base de dados como tabela é uma das coisas mais fundamentais de qualquer planilha do Excel. Então, por que não aprender um atalho que faz isso instantaneamente? Sendo assim, basta pressionar Ctrl + Alt + T e você terá formatado como tabela!
Formatando cédulas:
Já se deparou com uma base de dados com informações não formatadas? Por exemplo, cédulas onde os valores de venda não estavam em moeda. Portanto, para resolver isso de maneira ágil, é só selecionar todos os dados (lembra do Ctrl + Shift + seta?) e pressionar Ctrl + 1. Assim, você terá a opção de formatar toda a linha ou coluna como moeda, data, porcentagem, etc.
Gostou desse conteúdo? Então experimente conhecer o blog da Tecnun!
Toda semana tem sempre um conteúdo esperando por você. Descubra as principais tendências do mundo da tecnologia, leia entrevistas com profissionais de muito gabarito na área e receba dicas bem valiosas para o dia a dia de seu trabalho!
Conheça as nossas redes sociais!